
Shanghai, o porto mais movimentado da China, está se preparando para um influxo recorde de cerejas chilenas, com mais de 250 mil toneladas previstas para chegar antes do Ano Novo Chinês em fevereiro do próximo ano, informaram as autoridades da alfandega municipal nesta segunda-feira.
Com o início da temporada de colheita da cereja chilena 2025-2026, os navios cargo, chamados "Cherry Express" (Cerejas Expressas) já enviaram duas remessas para Shanghai até agora neste mês, com um volume total de 216,9 toneladas.
Na prepara??o para o Ano Novo e o tradicional feriado do Ano Novo Chinês em fevereiro do próximo ano, o período de pico de consumo será desencadeado na China.
De acordo com a Alfandega de Shanghai, cerca de 31 navios dedicados "Cherry Express" devem chegar ao Porto de Yangshan da cidade antes do feriado, potencialmente entregando cerca de 250 mil toneladas de cerejas para Shanghai, de onde as frutas podem ser distribuídas de forma eficiente pela China.
As importa??es de cerejas chilenas este ano devem ser duas a três vezes maiores que na temporada passada, destacando a crescente importancia da China como mercado para cerejas chilenas.
Para lidar com o influxo sazonal de frutas, a Alfandega de Shanghai implantou tecnologias de supervis?o inteligente cada vez mais sofisticadas. Uma inova??o chave é o "sistema inteligente de avalia??o para efeitos do tratamento a frio" em frutas frescas.
A Alfandega de Shanghai também estabeleceu um mecanismo com sua contraparte no Chile, que permite ao lado chinês acessar e verificar os dados necessários online, aumentando assim a eficiência do despacho aduaneiro.